GOVERNANÇA

DE DADOS ABERTOS

As cidades, as suas organizações, empresas, cidadãos e visitantes, são atualmente uma fonte inigualável de dados. Devidamente tratados, organizados, e partilhados, estes dados são fundamentais para a criação de fontes de informação críticas para um desenvolvimento sustentável.

Internamente, é também fundamental fomentar na administração pública uma cultura organizacional de data-driven decision making (tomada de decisão apoiada em dados) de forma transversal à organização. Simultaneamente, neste processo é obrigatório garantir a qualidade, confiabilidade e rastreabilidade da informação para assegurar a eficácias das decisões tomadas com base nos dados.

Numa perspetiva mais ampla de transformação digital do Município do Porto, a HIDEKI tem colaborado com a Associação Porto Digital para desenvolver um “Plano de Gestão e Valorização dos Recursos Informacionais do Município do Porto” que inclui, entre outras responsabilidades, uma análise de benchmarking internacional de iniciativas municipais de dados abertos, e também o levantamento e harmonização de bases de dados internas, em articulação com a Direção de Sistemas de Infomação, para posterior indexação e publicação num portal municipal dedicado.